Por que é tão difícil mudar?
- Dra. Sayako
- 15 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Por que é tão difícil mudar?
Você já ouviu falar em crenças limitantes?
Ela é uma das grandes causas das coisas que não conseguimos mudar com facilidade. Por trás destas dificuldades estão as crenças limitantes.
O que é isso?
São os comportamentos, julgamentos, certezas sobre o certo e errado; incertezas que cada um de nós temos, os julgamentos sobre algo que é bom ou ruim. Enfim tudo que acreditamos como verdade absoluta.
De onde vem?
A origem pode ser através de trauma físico e/ou emocional que pessoas passaram na vida e as repetições de acontecimentos desde infância. Elas se baseiam em tudo o que a criança ouve, vê e sente durante a primeira infância. Dessa forma, ao vivenciar determinadas experiências continuamente, o cérebro registra os seus resultados como verdade em todas as situações semelhantes.
Quais tipos existem?
Existem 3 tipos, a saber:
1 - Hereditárias: crenças adquiridas no meio familiar, como dificuldades com perdas, traumas, adaptações obrigadas para sobreviver, forma de lidar com dinheiro, alimentos, pessoas e animais.
2 - Pessoais: com suas experiências de vida, adquiriras ao longo da vida. Como tentativas e erros e frustrações, criam as próprias crenças.
3 - Sociais: são as criadas pela sociedade como cultura, escola, grupo de pessoas, comunidades etc. Esses aprendizados advindos das interações sociais somam e podem fazer parte de crenças limitantes de um indivíduo.
Todas essas experiências criam medo, muitas vezes, fazem as pessoas se sentirem incapazes de sair disso. São as chamadas crenças limitantes.
Por quê? Elas se tornam verdades absolutas que passam a fazer parte da formação daquele indivíduo.
Para mudar, é preciso vontade, coragem, força, e enfrentar seus medos. Há a necessidade de estar abertos para quebrar estes paradigmas… e criar outros conceitos e nova forma de viver.
Como a maioria das mudanças são desconfortáveis, muitas pessoas tentam mudar e desistem por causa que o medo e o desconforto ficam muito grandes o que acarreta no retorno para zona de conforto.
Quanto mais enraizada uma crença limitante nossa mente, mais prejuízos vamos adquirindo em nossas vidas (nos relacionamentos pessoais, profissionais, financeiros).
Não tente mudar sozinho, peça ajuda a um profissional qualificado, para te fortalecer e consiga fazer as mudanças com leveza e mais alegria.
Hoje existem terapias que podem ajudar, como: microfisioterapia, leitura biológica, constelação familiar, hipnoterapia, mindfulness, Psych-K e outras.
Se você busca mudança na sua vida, vale a pena tentar!
Comments